MUSIVUS Cândido Lima / Nuno Pinto
A música de hoje na primeira e na segunda pessoa
mūsīvus, a, um, adj. musa, de ou da pertença das musas, artístico
—Como subst.: mūsīvum, i, n., = μουσεῖον, trabalho em mosaico, mosaico
O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. O primeiro ciclo deste projecto conta com quatro sessões, a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, com periodicidade bimensal.
O tema das sessões foca-se numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. Este projecto tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.
Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.
A primeira sessão do Quinto Ciclo deste projecto a acontecer no próximo dia 11 de Fevereiro, conta com as presenças do Compositor Cândido Lima, que estará à conversa com o clarinetista Nuno Pinto, em torno da obra "ÑCÁÃNCÔA (e Canto Antigo - a voz oculta do tempo no som e tempo da obra-mãe)", para clarinete e electrónica.
HOME
AGENDA
NOTÍCIAS
CONTACTOS